segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SOS em vão: Senado aprova criação de 188 municípios em vez de ajudar os endividados

Quem pensa que eventos como o SOS Municípios vai salvar os municípios…pode estar enganado.
Sem ser pessimista, sendo apenas realista.
Quem bem lembrou foi o leitor de Nova Parnamirim, José Cláudio Pereira:
*
“É um verdadeiro paradoxo o discurso que se ouve dos políticos de todas esferas, governadores, senadores, dep. federais, estaduais e prefeitos, em relação aos repasses do FPM/FPE. Se a situação é tão ruim como pintam, por que o Senado aprovar em uma rapidez surpreendente o projeto de lei criando 188 municípios que vai gerar uma despesa de 9.000.000.000,00 (nove bilhões) por mês?. Se sensatos fossem os parlamentares (senadores), procurariam promover o Remembramento de centenas de municípios deficitários acolhedores de prefeitos corruptos que só apenas fazem o papel de cabos eleitorais que ajudam com a ignorância de munícipes analfabetos elegerem parlamentares como esses que aprovaram esse absurdo projeto”.
*
Bem lembrado ou não?
Foi na quarta-feira, dia 16, que o Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar 98/2002, que permite que 188 distritos passem a ter condição de se emancipar e virar municípios.
O texto aprovado seguirá para sanção da presidente Dilma Rousseff.
Mas a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios dependerão da elaboração do Estudo de Viabilidade Municipal e de uma consulta prévia através de plebiscito.
O que significa gasto de mais alguns milhões que poderiam salvar do buraco muitos municípios brasileiros.
*
Pois bem…
Juntando essa posição do Senado com nenhuma previsão da Câmara para votar Pacto Federativo e Reforma Tributária…resta a nós mortais interpretar esse encontro de hoje como…um evento político.
Apenasmente.

Fonte: Thaisa Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário